quinta-feira, 25 de agosto de 2011

REFERENCIAIS DE EDUCAÇÃO



REFERENCIAIS DE EDUCAÇÃO DA CRECHE SEMENTE DO AMANHÃ


Exercitando uma nova lógica de organização e produção do sistema de ensino sob forma de escuta aos professores e a comunidade definimos propostas pedagógicas e políticas de ensino. O processo de discussão e construção de referencial ou proposta curricular para a Creche em Grossos surgiu a partir da necessidade de sistematizar a educação de crianças de dois a quatro anos e para melhor definir o rumo do desenvolvimento integral do nosso educando. No percurso, os professores da Creche de Grossos passaram por oportunidades de formação continuada em grupos na escola e partindo de nossa formação inicial e de nossas experiências nos reunimos para propormos o referencial curricular para este nível de ensino no município de Grossos.

CONCEPÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM:

  • Aprendizagem pelo prazer e pela emoção;
  • Aprendizagem pela brincadeira;
  • Aprendizagem pela socialização com o outro;
  • Aprendizagem num ambiente rico em condições de leitura e de materiais.
OBJETIVO DA CRECHE SEMENTE DO AMANHÃ:

Promover em suas práticas de educação e cuidados a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser total, completo e indivísivel. A criança é nossa prioridade a LDB(1996) e, sovretudo o Referencial Curricular Nacional, para a Educação Infantil RCNI, MEC, (1999), diz com prioridade que "as crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que pensam o mundo de um jeito muito próprio. A Educação Infantil constitui, hoje, um segmento importante do sistema educacional do país, reconhecida como a primeira etapa da educação básica. Diante dessa realidade, é fundamental repensar o fazer na Educação Infantil, buscando nesse contexto uma aprendizagem mais significativa, consatruída a partir dos conhecimentos prévios da criança, respeitando as suas fases maturacionais, como um ser que se relaciona consigo, respeitando as suas fases maturacionais, como um ser que se relaciona consigo, com os outros e com a natureza. A primeira experiência da criança na escola, expandirá a curiosidade, estimulará o desejo pela aprendizagem e ela sentir-se-á segura ao se separar de seus pais, portanto é imprescindível que dediquemos total interesse para atender às suas expecitativas escolares.

"A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano".
(J.Piaget)

O TRABALHO COM PROJETOS

Nossa proposta pedagógica compreende que a criança é sujeito de sua aprendizagem. Nessa perspectiva trabalharemos com a Pedagogia de Projetos que está em consonância com nossos objetivos. o trabalho com projetos, amplia ainda as possibilidades de trabalhar com os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais e articulação das diferentes áreaisd o conhecimento, além de proporcionar um desenvolvimento das aprendizagens.

O PROFESSOR

O professor consciente de sua missão não é somente um mero expectador do caminho que a criança vai percorrendo, é o MEDIADOR do processor, que oportuniza desafios e conquista das crianças, considerando cada estagio do desenvolvimento infantil, o mesmo desafia e problematiza situações de aprendizagem, estimulando, transformando e promovendo o conhecimento. 

Me movo como educador, porque,  primeiro, me movo como gente.
(Paulo Freire)

A AVALIAÇÃO
 
A avaliação é feita através de observações e registros diários, fazendo anotações, onde registramos os acontecimentos do dia a dia, avanços e conquistas suscitados pelas situações de sala, a criança é promovida de acordo com a sua faixa etária, construindo assim o início de sua vida escolar.Esses registros são entregues no final do ano letivo aos pais.

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se
ensina e como se aprende".
( César Coll )
ALGUNS CRITÉRIOS PARA UM ATENDIMENTO EM CRECHES QUE RESPEITE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS:
 Segundo Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica-2009
  • Nossas crianças têm direito a brincadeira: 
  • Nossas crianças têm direito a atenção individual;
  • Nossas crianças têm direito a um ambiente aconchegante seguro e estimulante;
  • Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza;
  • Nossas crianças têm direito a higiene e à saúde;
  • Nossas crianças têm direito a uma alimentação sadia;
  • Nossas crianças têm direito a desenvolver a sua curisiodade, imaginação e capacidade de expressão;
  • Nossas crianças têm direito à proteção, ao afeto e à amizade;
  • Nossas crianças têm direito a expressar seus sentimentos;
  • Nossas crianças têm direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche;
  • Ajudamos as crianças a aprender a usar seus brinquedos novos
  • As crianças participam de brincadeiras que desenvolvem os movimentos amplos: correr, jogar, pular etc.
  • Nossas salas claras, limpas e ventiladas
  • Mantemos fora do alcance das crianças produtos potencialmente perigosos
  • Nossa equipe procura desenvolver relações de trabalho cordiais e afetivas
  • procuramos garantir o acesso seguro das crianças à creche
  • Lutamos para melhorar as coanadições de segurança notrânsito nas proximidades das escolas
  • Nossas crianças podem olhar para fora através de janelas mais baixas.
  • Incentivamos nossas crianças a observar e respeitar os animais
  • Nossas crianças aprendem a observar e respeitar os animais
  • Nossas crianças têm direito de manter seu corpo, cuidado, limpo e saudável
  • Mantemos comunicação com a família quando uma criança fica doente e não pode frequentar a creche
  • Damos o exemplo para as crianças, cuidando de nossa aparência e nossa higiene pessoal
  • Preparamos os alimentos com capricho e carinho
  • A água filtrada está sempre acessível às crianças
  • Nossa cozinha é limpa e asseada
  • As famílias são informadas sobre a alimentação da criança e suas sugestões são bem recebidas
  • Nossas crianças têm oportunidades de desenvolver brincadeiras e jogos simbólicos
  • Nossas crianças têm oportunidade de ouvir músicas e de assistir teatro de fantoches
  • Nossas crianças tê direito de ouvir e contar histórias
  • Nossas crianças têm direito de cantar e dançar
  • As famílias são informadas sobre o desenvolvimento de suas crianças
ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DA CRECHE 2011
Equipe Administrativo e Docente
COORDENADORA:
Eziaura Macedo de Oliveira Santos
Pedagoga com habilitação em Administração Escolar


APOIO PEDAGÓGICO:
Adriene Costa Morais
Pedagoga com habilitação em EDAPE( Estudo das disciplinas pedagógicas), Especialista em Literatura e Ensino.



 " Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo."
Salmo 27.4


Auxiliar de Secretaria
Janielly Nara da S. Bonifácio
Graduando C. Contábeis


"Por isso não desfalecemos, mas ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que  se não veem são eternas."
II Co 4.16-18
PROFESSORES:
JARDIM I 
Katiuscia Kaline Rego da Paz
Psicopedagoga


JARDIM II "A"
Maria do Socorro Mendonça
Pedagoga, Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido e cursando Educação Infantil


JARDIM II "B"
Maria de Fátima Carlos de Góes
Pedagoga

JARDIM III


Márcia Silva Costa Rodrigues
Pedagoga

PESSOAL DE APOIO:
Simony Maria Oliveira
Graduada em Letras-Espanhol

"Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero."
Clarice Lispector.

Mércia Cristiane Neres da Costa
 Ensino Médio Completo


Marcos Paulo Souza
Ensino Médio Completo

Gideão Freire de Oliveira
(Amigo da Escola)





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